domingo, 15 de maio de 2011

A lisboeta anda...




Vivo no meio desta cidade. Saio aos meus e ando (e ando e ando e ...) para arejar a cabeça, para ver a cidade, para fazer exercício!

Vou a pé para todo o lado e resisto, todos os dias, a meter-me no metro, a pegar no carro ou a pedir boleia.

Agora que o sol espreita (e queima), ganha-se coragem para vestir, por vezes, um vestido e, simplesmente, sair e andar.


Esta lisboeta aproveita e vai destas "avenidas novas" até à feira do livro, onde se arrisca a comer uma fartura como jantar, passeia na Avenida de Roma, de ipod nos ouvidos, e se vê as montras, os cães e os raros lisboetas que preferem as ruas ao centro comercial.


E após uma caminhada, janta por ali perto, bebe café numa esplanada onde já a conhecem e promete voltar no dia seguinte.

Viver no centro da cidade é isto. É haver recantos que são cosmopolitas, mas que, com os dias, as horas, os passeios se tornam um pequeno lugar, uma pequena comunidade e nos fazem sentir quase em casa.

E quando a vontade nos faz (ou precisamos de) ir mais longe, apanha-se mesmo o metro e segue-se, rua fora, até onde ele não chega.

Vai-se, por exemplo, pela Rua dos Caminhos de Ferro até ao Clube Ferroviário, onde se pode jantar ou lanchar, com vista para a outra margem (mas não beber café a seguir ao almoço, já que fecha) ou, se ali não der, a uma esplanada, mesmo ali perto, na bica do sapato: deli delux.


E com vista para o rio, com vista para coisas bonitas, recupera-se da caminhada, bebe-se uma cerveja (ou duas, ou três) e aprecia-se, bem acompanhada, mais um recanto lisboeta.

E agora, findo mais um dia num escritório de uma avenida lisboeta lisboeta, vai aceitar-se uma excelente sugestão e ir à Avenida da Liberdade, ver os novos quiosques e beber qualquer coisa fresca!

A decisão que agora resta é apenas uma: vamos a pé ou não!?

Sem comentários:

Enviar um comentário