quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


Passada a efeméride do dia dos namorados, urge falar do amor.

Já aqui referi, muito de passagem, a adoração com que sigo a banda Pearl Jam.
Já lá vão 15 anos e, realmente, não esmorece.
A maravilha que foi o ipod só veio trazer mais proximidade e agora, a qualquer hora do dia, deleito-me com a voz do Eddie Vedder e o som da banda.
Gosto de quase todas as músicas. Das baladas, ao rock mais pesado.
Gosto que não falem só de amor, mas também daquilo que a banda pensa do mundo (em especial nas músicas Evolution e World Wide Suicide).
Mas a música que gosto mais, (e não sei bem porquê) é a muito antiga: Elderly woman behind the counter in a small town. Traduzido à letra: Mulher velha (idosa) atrás de um balcão numa pequena cidade.
Gosto porque é simples, a melodia é simples, mas podia ter sido escrita sobre qualquer um de nós (se calhar até sei porque gosto!). Sobre o facto de, na maior parte das vezes não mudarmos, não sairmos do mesmo lugar e, de repente, repararmos que o mundo mudou e nós não.
Parece uma análise muito simplista, até para mim. Mas é o que penso quando a ouço.
Fica aqui um excerto da letra, que espero que converta quem lê estas palavras a uma das melhores bandas do mundo! (porque não ser ambiciosa?!):

“Haunting, familiar, yet I can't seem to place it
Cannot find the candle of thought to light your name
Lifetimes are catching up with me
All these changes taking place,
I wish Id seen the place
But no ones ever taken me
Hearts and thoughts they fade, fade away...
I swear I recognize your breath
Memories like fingerprints are slowly raising
Me, you wouldn’t recall, forI’m not my former
Its hard when you’re stuck upon the shelf
I changed by not changing at all, small town predicts my fate
Perhaps that’s what no one wants to see
I just want to scream...hello...
My God its been so long, never dreamed you’d return
But now here you are, and here I am
Hearts and thoughts they fade...away...”

Mais em: https://www.pearljam.com

7 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=IHCE5sw1mTs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada! Melhor só se comprares os CDs, e ouvires, e ires aos concertos!! boa?? (terei sucesso?)

    ResponderEliminar
  3. Pois não sei! Mas se tentares e se desejares com muita força, acredito que sim!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post. Fez-me voltar à minha adolescência, aos tempos em que andava de walkman a ouvir os Pearl Jam, que também são a minha banda preferida. E depois os magníficos concertos que tive oportunidade de ver, em Cascais, no Restelo... E mais recentemente, em ambiente de Festival, no Optimus Alive.
    Gosto muito da música que referes como tua eleita. Também é a minha preferida desse álbum. No entanto, acho que a preferida de sempre, será o Black...

    ResponderEliminar
  5. Sempre que sei que há mais alguém que tem os Pearl Jam como banda preferida fico mais contente!
    Também os vi em todos os esses concertos, menos no Restelo. Gosto muito da Black, mas esta... não sei, gosto mais!

    ResponderEliminar
  6. Olá Lisboeta. Vim directamente do blogue da Precious para o teu. Desculpa a intromissão, mas quer dizer... alguém fala bem de PJ e eu tenho de meter o bedelho (nem sempre, mas olha, apeteceu-me).

    Seria redundante dizer que gosto do Small Town, porque adoro PJ no seu todo, mas esta é de facto uma (outra) grande música. Gosto quando ele diz "I just want to scream... hello"!

    Grande banda, grande Eddie. Esta é uma das duas bandas que fazem a banda sonora da minha vida.
    E pronto, é isto :)

    ResponderEliminar
  7. fazes bem em meter o bedelho, estás à vontade. especialmente se for para partilhar coisas sobvre os PJ!

    ResponderEliminar