quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rua dos Correeiros




Lisboa é linda (como a Bica, repita-se) e hoje, por incrível que pareça fui a uma rua, em plena cidade, que nunca tinha ido: Rua dos Correeiros!



Escondida entre a da Prata e a Augusta, é turística quanto baste.



Oferecem-nos lugar para almoçar a cada minuto e vemos que muitos estrangeiros já se renderam. Tem um restaurante em cada porta, uma loja fechada em cada metro.



O restaurante "tipicamente português" tem empregados que não o falam, há chineses que comem caracóis e todos ouvem uma banda, em que, nem o aspecto, nem sequer a música, eram portuguesas.



A Baixa Lisboeta é assim, adoro ver estes aparentes contrassensos, esta mistura de mundos e contemplar aqueles prédios da Baixa. Cá em baixo, apetece-me subir àqueles prédios que devem ter vista de rio, subir as escadas de madeira, cheirar as muitas centenas de história. Dá-me vontade de comprar naquelas lojas, alguma coisa de que não preciso, mas que tanta gente já precisou.



Apetece-me pegar num pincel e pintar aqueles prédios, que aos turistas devem parecer "pitorescos" e a mim me parecem tristes. Cheios de pessoas antigas, muitas sozinhas, lojas onde ninguém já vai. Caras dignas de retratos, lojas do antigamente.



A rua dos Correeiros é apenas mais uma, digna de retrato, do antigamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário