domingo, 19 de agosto de 2012

Em busca de silêncio em Barcelona

Em Barcelona está imenso calor.
Um calor que cola, que transpira.
Mas em Barcelona há sempre gente na rua, há sempre movimento. 
Quando me deito, de janela aberta, por causa deste calor que cola e transpira, oiço a cidade respirar.
Sejam duas, sejam cinco, sejam oito, ouve-se sempre um burburinho ao longe, um ritmo constante de uma Barcelona em movimento.
Faço parte do bulício. Saio, passeio, vejo e pergunto. 
Falam-me sempre em catalão, pedem-me indicações e já tenho dois ou três lugares de eleição para apenas estar.
Longe deste barulho e no silêncio (que nem a casa, nem um sexto andar, com jardim por trás me dão)  encontro a livraria La Central. Insisto em dizer o nome em inglês, o que faz rir, mas em inglês ou em espanhol é um lugar perfeito. Enorme, com chão de madeira ou de azulejos, paredes cheias de estantes e um café perdido no meio de livros. Um secção de livros portugueses, uma enorme de catalães que me pedem que os compre, ainda que pouco ou nada os entenda. 
E nos meus fins de dia, de regresso a casa, pela Barcelona mais calma, mas não silenciosa, faço um desvio, vou à calle Mallorca, entro na livraria e peço aos livros catalães que esperem, só mais um pouquinho, que um dia els llegiré! 

Sem comentários:

Enviar um comentário